Biografia de Vilma Nöel

Vilma Noel

         


Nasceu na região de Diamantina e viveu sua infância e parte da adolescência em Dionísio_Minas Gerais. Aos 14 anos retornou a sua terra natal para continuar seus estudos.

Freqüentou a Escola Guignard em Belo Horizonte e formou na  Escola Nacional de Belas Artes –Rio de Janeiro,  em Licenciatura. Fez cursos de arte em Münster, na Alemanha,  Paris e Art Student League em New York.Tem um currículo extenso em formação e trabalhos na  pintura,gravura e design de jóias.
Exposições individuais de esculturas: No Brasil, as principais foram nas cidades: Belo-Horizonte-MG,, Brasília-DF,  Resende-RJ, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e Timóteo(Acesita)Ipatinga e Muriaé –MG.
No exterior : Berlim, Unna e Munster, na Alemanha.Paris,Cannes e Nice na França. Zâmbia e Johannesburg  na África. Hasselt, na Bélgica: Rotterdam na Holanda e em New York, Chicago e Los Angeles nos Estados Unidos.

A escultura Mãe..África  feita para a Zâmbia se tornou símbolo nacional  e originou o selo do país.
 Além desta escultura existem várias outras obras  públicas, em vários países.

 Aqui no Brasil  : India Araris, Conservatória Rio de Janeiro. Sereia da Ilha da Jipóia em Angra dos Reis.Imagem de São Sebastião em Dionísio, Sinergia em Timóteo, Terra Mãe, Crianças do Mundo e Os Cinco Elementos da Natureza em Coronel Fabriciano  Deusa.Thémis. símbolo da Justiça, e Millenium, Pirâmide do Progresso e bustos  em Ipatinga.

 Em Belo-Horizonte : Juscelino Kubtschek na av. Bandeirantes.,praça JK:   Santo Afonso  no bairro Coração Eucarístico , N.S. Rainha da igreja de Belvedere .

 Busto do Ballesteros,em Contagem,   busto da educadora Mercês de Abreu em Diamantina .MG.
Vários outros  trabalhos públicos como esculturas do Loreta in Garden de Berlim, obras sacras para inúmeras  igrejas, “O Destino” Anjo de Ipoema,no Morro Redondo área da   Estrada Real, Itabira-MG ,projeto Machado de Assis para Rio de Janeiro e para a sede da ONU em NY..e vários bustos
 Inúmeros prêmios e mensões honrosas recebidos no Brasil e no exterior, destacando-se:Medalha de Ouro - escultura de Santa Croce em Florença –Itália e o 1º Prêmio “II Cenacolo”- na mesma cidade.
 Pela importância de sua obra Vilma recebeu o título de cidadania africana e americana.

Mesmo com muitos anos de experiência, na área das artes, o entusiasmo, o poder de criação, a força e a persistência para trabalhar continuam os mesmos, acrescidos de desprendimento e grande dedicação. Vilma também trabalho ativamente organizando grupos de pessoas no desastre de 11 de setembro queda do World Trade Center em New York e mostrou seu autruísmo deixando claro que não importa, onde ou como, mas que ela sempre será uma brasileira, mineira autêntica, mulher batalhadora que não tem medo de estender sua mão , sempre disposta  ajudar e fazer a diferença, haja o que houver.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mapa visitantes